Você conhece o programa vizinhança solidária?

O entorno dos condomínios tem sido temas em assembleias condominiais, pois a criminalidade tem mudado as suas estratégias e passaram a agir próximo a condomínios, devido a velocidade de locomoção ser reduzida, algumas vias estarem em péssimo estado de conservação, aumento da população e pequenos comércios, etc.

Com a finalidade de diminuir esses riscos foi criado o programa vizinhança solidária pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e alguns condomínios já estão obtendo um nível maior de segurança em seus entornos.

Este programa tem se sagrado como uma das ferramentas de Polícia Comunitária mais eficientes. Ele trabalha com a comunidade realizando a integração entre as pessoas e trabalhando em conjunto em busca de um objetivo comum.

O que visualizamos antes de uma comunidade implantar esse projeto é que vizinhos de uma mesma rua quando se conhecem é apenas de vista, que vizinhos de um condomínio não se importam com os moradores de lá e quando se encontram em uma padaria ou mercado nem se quer sabem que são vizinhos.

O programa Vizinhança Solidária proporciona mudança deste cenário. O primeiro passo é promover o estreitamento das relações humanas entre vizinhos e comunidades, fazendo que todos os membros dela possam buscar o bem uns dos outros e empoderando se dá sensação de pertencimento.

Com esse primeiro passo dado vem o segundo que é a segurança pública. Ela aflora naturalmente com a vontade do agente, aceitação da comunidade e apoio do comandante do batalhão.

Esse modelo de projeto é muito eficiente, além de aproximar a Polícia da comunidade, diminui as estatísticas de furtos e roubos, resulta na melhoria da imagem institucional e valoriza o imóvel daquela região.

O programa Vizinhança Solidária não possui restrições de recursos para sua implantação, basta somente a organização da comunidade e o envolvimento do policiamento local.

Com a comunidade trabalhando em conjunto com a Polícia Militar, alguns vão mais adiante e formam o CONSEG ( conselho comunitário de segurança) e passam a receber palestras periódicas para orientações e esclarecimentos sobre ações preventivas e medidas de segurança.

Este programa Vizinhança Solidária iniciou no bairro do Itaim Bibi em São Paulo e após uma década ele apresentou uma redução de 70% da criminalidade.

Caso seu condomínio ou comunidade ainda não pertence a esse programa, solicite ao seu síndico que adote medidas para que seja criado. Você também pode tomar essa iniciativa enviando uma carta convite a todos os condomínios vizinhos, marque uma reunião com os representantes interessados e dorme um grupo, procure uma companhia da PM mais próxima e comunique a intenção do grupo. A partir deste passo siga as instruções da Polícia Militar e divulgue para que um maior número de pessoas possam estar inseridas.

O único custo será na confecção de placas, que devem seguir o modelo desenvolvido pela PM. O grupo também poderá se achar necessário, contratar uma consultoria de Segurança que ajudará na implantação e em alguns processos que fortalecem as ações.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com