Terceirização: O que é, Conceito, Objetivos e Como Funciona?

Muitos gestores condominiais ficam se questionando sobre terceirizar a segurança do seu condomínio. Enquanto alguns aderem a esse serviço, outros afirmam que somente possuindo uma equipe orgânica é possível manter a qualidade da prestação de serviços de segurança.

Para auxiliar na tomada de decisões vamos analisar o que é terceirização e se vale a pena ter a segurança do seu condomínio terceirizada.

O que é terceirização?

É o processo de transferência de atividades laborais feita pela contratante da execução de quaisquer de suas atividades.
Refere se ao processo pelo qual uma empresa deixa de executar uma ou mais atividades realizadas por seus empregados, diretamente contratados, e as transfere para outra empresa, contratada para a prestação do serviço.
O foco principal da terceirização é buscar agilidade nos processos tornando a administração do síndico mais eficiente, reduzindo custos com mão de obra, equipamentos e sistemas de segurança, encargos previdenciários e trabalhistas entre outros, aumentando a a qualidade da administração agregando valores ao condomínio.

O que os síndicos e condomínios buscam com a terceirização?

Ao se terceirizar a segurança de um condomínio tem se buscado:

  • Garantir a eficiência e o sucesso das inovações e atualizações da segurança patrimonial;
    Concentrar esforços nas demais áreas do condomínio para uma gestão moderna e eficiente;
    Redução de custos ou transformação de custos fixos em variáveis;
    Buscar na empresa terceira soluções criativas, atualizadas para manter todo o conjunto da segurança acompanhando a evolução do mercado;
    Reduzir a vulnerabilidade do setor, garantindo uma sensação ampla de segurança aos condôminos;
    Poder de rescindir contratos quando não cumpridos os objetivos da contratante.

Ao se terceirizar os serviços precisamos estar atentos, porque no Brasil quando se fala em aderir a este setor, uma parcela dos gestores só imaginam em redução de custos. Isso pode ocasionar, quando não observado outros detalhes que devemos estar atentos a um grande prejuízo a gestão e até mesmo falhas imensas deixando vulnerável toda a população condominial.

Ao adotar a terceirização o primeiro passo é adotar um processo criterioso na seleção do prestador.

Após todo o processo concluído e implantado deve se destacar uma pessoa aliada a gestão para acompanhamento dos trabalhos, verificando se o prometido na venda está sendo cumprido, se todos os encargos estão sendo recolhidos e se os procedimentos estão atendendo a segurança do local.

A sua empresa prestadora deve ser especializada no setor em que foi contratada e te oferecer todo o suporte, eliminando todos os seus incovenientes.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com