Segurança Patrimonial: Proteção para o seu condomínio ou dor de cabeça?

Ao planejar a compra da casa própria, um dos motivos que leva a escolha por condomínios é a sensação de segurança que é transmitida. A compreensão por parte dos moradores é que ao chegar em suas residências, ficarão livres dos criminosos e que não correrão riscos como se estivessem residindo em casas.

Porém uma parte desses condôminos, tem optado trocar o condomínio por casas em bairros considerados tranquilos, alegando que dentro de um condomínio a sensação de insegurança está maior que a sensação de segurança.

A sensação de segurança envolve diversos fatores, que se iniciam com as falhas da portaria seguido pela falta de vontade dos moradores de praticar as regras básicas de segurança e outros fatores que chamam a vulnerabilidade para dentro de um condomínio.

Fatos como este tem evidenciado as chamadas dores de cabeça aos síndicos, que por vezes passam tempo ouvindo os moradores reclamarem da segurança.

E como deixar seu condomínio protegido e seguro?

Contrate mão de obra especializada.

Profissionais capacitados conseguem realizar seus trabalhos com mais eficiência, reduzindo a possibilidade de erros. Se for contratar, verifique as referências e as habilitações de cada profissional. Caso for de uma empresa terceirizada exija colaboradores com experiência e treinamentos.

Profissionais de segurança devem demonstrar conhecimentos específicos e saber aplicar medidas preventivas de segurança.

Use a portaria como peça chave para a segurança.

Tenha a guarita como uma torre de segurança. Ela precisa estar bem posicionada, oferecer uma boa visão ao porteiro ou vigilante e oferecer meios para o acesso ser controlado.

Controle com rigor a entrada de pessoas.

O morador é a pessoa que mais dificulta o controle de acesso na portaria, pois ele acredita que para receber bem os seus visitantes, a portaria tem obrigação de liberar imediatamente sem ficar fazendo perguntas de qualificação.

Treine sua equipe para sempre exigir de prestadores, entregadores e outros profissionais documento com foto e não somente perguntar o número do documento.

Por isso é imprescindível que os profissionais que atuam na portaria sejam pessoas capacitadas. Desta forma presta se um bom trabalho garantindo a sensação de segurança e evitando constrangimentos.

Faça uso da segurança eletrônica.

Tenha a tecnologia como aliada da segurança do seu condomínio.

É importante que o síndico invista na segurança e não aponte isso como despesas.

A segurança eletrônica é um dispositivo que contribui com as atividades dos porteiros, além de favorecer a reputação do condomínio e combater a violência.

Adote procedimentos emergenciais e treine sua equipe.

Sinistros podem acontecer e caso ocorram os profissionais devem estar preparados para agir e oferecer todo suporte necessário.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com