Segurança para sua portaria: Confira alguns procedimentos que contribuem e garantem um condomínio seguro

A segurança de um condomínio se inicia com as atenções voltadas para a portaria, seja ele vertical ou horizontal. Porém, o papel da portaria vai além de prover segurança. O porteiro é o profissional que exerce vários papéis e presta diversos serviços aos moradores, tornando assim o processo de entrada e saída mais organizado.

Neste contexto, é preciso que os síndicos apostem na implementação e fiscalização de práticas de segurança que resultem na redução da vulnerabilidade, observando regras para visitantes, entregadores de delivery, colaboradores e prestadores de serviços.

É primordial conhecer e buscar estratégias para manter a confiança no conjunto que envolve a segurança. Estas devem estar, acima de tudo, alinhadas com os padrões de segurança do mercado e com a infraestrutura das unidades imobiliárias. A tecnologia moderna, oferece diversas práticas seguras para que a portaria seja mais segura e ofereça essa sensação aos condôminos.

Existem alguns procedimentos que podemos adotar para garantir uma eficácia na proteção do nosso dia a dia:

1 – Treinamento assertivo dos colaboradores:

O treinamento é indispensável para que possamos qualificar os funcionários e recicla-los periodicamente.

2 – Implantação de manual de normas e procedimentos:

Deve se elaborar as normas e mantê-las disponíveis para o acesso de todos.

3 – Conscientização dos moradores:

A grande dificuldade para implementação da segurança patrimonial acaba sendo a resistência por parte dos moradores. Eles precisam ser conscientizados que fazem parte do processo e precisam adquirir a cultura que a sua colaboração é essencial.

Recomenda se envolver o tema em assembleias, convenções de condomínio e todas as oportunidades que surgirem.

4 – Investir em soluções tecnológicas:

Sem o apoio da tecnologia é impossível garantir uma segurança eficiente. O condomínio precisa saber que para o aumento da sensação de segurança, é necessário investimentos.

É necessário que a sua estrutura física acompanhe todo o processo e seja usada como estratégia para de precaução.

5 – Avaliação constante:

A avaliação da segurança condominial deve ser feita constantemente. Essa prática oferece a medição das falhas e acertos, possibilitando a correção.

Olhar por meios de outros olhos nos possibilita identificar os problemas que até então não conseguimos ver. Sempre que possível contrate profissionais especializados para garantir uma análise correta e obter a solução mais indicada.

O cuidado com a sua portaria irá garantir a segurança do seu condomínio, valorizar o patrimônio e a sua gestão. Investimento em segurança proporciona a você síndico reconhecimento por excelência em administrar vidas e não somente patrimônio.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com