Segurança em condomínio: Como combater furtos, roubos e invasões?

Quem busca um condomínio para morar tem em sua lista de expectativas uma melhor qualidade de vida. Os serviços oferecidos a este público tem se tornado cada vez mais atrativos. São oferecidos serviços diferenciados como atividades esportivas, lazer, lojas de conveniências, serviços de beleza e alguns condomínios já ofertam caixas eletrônicos.

Junto a todo esse conforto proporcionado, o setor de segurança tem se especializado e oferecido serviços que garantem a tranquilidade das famílias que optam por esse tipo de moradia.

Os condomínios de alto padrão, se transformaram em grandes fortalezas, com cerca elétrica, guarita blindada, câmeras por todas as áreas, alarmes e botão de pânico, além de poderem contar com um exército de seguranças e vigilantes. Mesmo com toda essa estrutura esses locais não escapam de roubos, furtos e invasões.

Algumas formas de ações dos invasores, acabam se transformando em ações como:

  • Abordar um morador que está chegando no condomínio e conseguir acesso junto a ele;
  • Vestir-se bem e conseguir acesso na portaria;
  • Estudar as rotinas dos moradores e encontrar falhas na segurança para agirem.

Ao realizar um projeto de segurança, integramos todos os processos, aumentamos a sensação de segurança de modo assertivo e construir ações de segurança que visem proteção do patrimônio e de vidas.

E como fazer isso?

É muito importante que o síndico desenvolva estas ações e consiga o envolvimento de todos os condôminos. Se possível criar um conselho de segurança, elaborar uma cartilha que transmita normas e procedimentos a toda população condominial e realizar reuniões periódicas para tratar somente de assuntos que abordem o tema segurança.

O síndico também deve analisar quais os meios que podem ser utilizados, para aumento da sensação de segurança, como:

Instalação de barreiras perimetrais

As barreiras perimetrais, além de impedir uma invasão, também detectam situações de riscos. Além, de serem tecnológicas, funcionam em alguns casos como psicológicas.

Distribuir pontos de iluminação em toda área do condomínio

Com todas as áreas do condomínio iluminadas, as ações de infratores são desestimulada e caso seja necessário identificar uma pessoa, será feito de modo eficiente.

Instalação de senhas ou biometria em elevadores

Instalar um controle de acesso nós elevadores, principalmente nos subsolos e garagens, garantem em caso de uma invasão por esses locais, que o criminoso não tenha acesso as demais áreas. Este serviço é de baixo custo e não necessita de muito investimento em tecnologia.

O ideal é que todos os condôminos adotem a segurança do seu condomínio, dividindo esta responsabilidade com o síndico.

Compartilhar ações que contribuem para isso, como, não se expor desnecessariamente, não comentar com funcionários e prestadores sobre sua rotina e vida íntima, conhecer os hábitos de seus principais vizinhos e estar sempre atento as proximidades sempre que sair ou chegar e caso observe alguma coisa estranha, informe imediatamente a polícia.

A consciência coletiva sobre segurança é algo que todos devem possuir. É fundamental para que tudo funcione de maneira correta. É somente desta forma que conseguiremos tirar a segurança de um conceito e transforma lá em um seguimento criado e compartilhado por todos.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com