Saiba como preparar o seu condomínio para os períodos de chuva

Olá, pessoal da CondSe!

Temos nos deparado com diversas situações inusitadas neste período de chuvas fortes e nos preocupa muito as consequências e a ausência de cobertura nos seguros de condomínio.

Antes de iniciar fica a dica:

Avalie suas calhas se possui resíduos sujeiras, seja por folhas de arvores ou até mesmo pipas após o período de férias, algumas seguradoras ofertam gratuitamente o serviço de assistência que realiza a limpeza das calhas, ou seja, o preventivo elimina prejuízos aos condomínios.

Importante observar os pontos de infiltrações nos condomínios, onde sem duvida neste período será intensificado as infiltrações, podendo causar severos prejuízos pela queda de água em componentes elétricos e danos ao imóvel.

Podas de arvores também é um assunto delicado e complicado, porque necessita de autorização da prefeitura, mas com as intensas chuvas o solo fica encharcado e as arvores triplicam de peso, vindo a tombar e causar diversos danos.

Porque exemplifiquei os 3 casos para chamar atenção a necessidade de realizar manutenção e cuidado preventivo, estes eventos de danos não estão previstos em cobertura securitária nas apólices de seguros, por não se tratar de evento de origem súbita e imprevista, não estar contemplado nas coberturas de seguros e ainda são decorrentes em sua grande maioria por falta de manutenção preventiva, ficando o prejuízo para o condomínio e o stress para o síndico.

A única alternativa é saber eleger a seguradora e qual a cobertura a ser contratada, mas precisa ter atenção especificamente se o serviço de assistência contempla limpeza de calhas, e no exemplo da queda de arvore necessita ter uma contratação de cobertura ampla e efetuar leitura das exclusões contratuais se a seguradora eleita excluirá o evento especifico de danos por chuva.

Escrito por Rodrigo Ruy
Corretor Expert & Professor em Curso para Síndicos
Instagram: @ruy_sindicosegurosabetudo