Reforce a Segurança do seu Condomínio!

Essa frase você já deve ter ouvido diversas vezes. E novamente se depara com ela ao ler uma matéria sobre segurança. E por qual motivo você se depara com este alerta?

Com a chegada de algumas datas importantes muitos condôminos se preparam para receberem suas visitas formando um ao fluxo maior na entrada de visitantes.

No próximo domingo temos em nosso calendário o dia das mães e como já é de costume a Justiça brasileira libera a saída de um número enorme de presos, a denominada saidinha.

Para garantir a Segurança de todos é necessário implementar um conjunto de medidas e práticas, que terá como objetivo garantir a segurança de todos.

Para que nessas datas o seu condomínio tenha uma segurança mais objetiva listamos algumas práticas adequadas para convivermos com mais tranquilidade:

  1. Identifique todos os visitantes na portaria do condomínio;
  2. Nem sempre a segurança conhece todos os moradores, principalmente os que acessam pela entrada de veículos, portanto, seja criterioso ao liberar a entrada;
  3. Não permita que pedestres ou veículos entrem no condomínio acompanhando outro morador sem identificação. Evite constranger a pessoa, mais faça uma abordagem discreta;
  4. Nunca permita a entrada de um visitante sem a autorização do morador, sem saber onde o visitante vai e faça o cadastro de visitantes de forma correta antes da liberação dos portões;
  5. Se suspeitar de alguém que esteja tentando forçar a entrada, imediatamente acione a polícia e chame reforço;
  6. Esteja muito atento ao receber entregas e deliverys, mantendo os portões fechados. O portão só deve ser aberto, após a identificação do entregador ou da autorização do morador;
  7. Não deixar o portão aberto e nem permanecer do lado de fora da portaria;
  8. Lembre-se: o profissional de segurança não tem autonomia para autorizar a entrada de pessoas no condomínio. Isso é prerrogativa do morador. Ele apenas cumpre o procedimento de liberar ou não a entrada de acordo com as normas e procedimentos.

Todos devem prezar pela segurança do condomínio, portanto, todos devem cumprir com as regras estabelecidas. Só compreendendo a importância de seguir essas práticas que estaremos contribuindo com a segurança e o bem estar do local em que moramos, trabalhamos ou visitamos.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com