Qual é a importância de manter a sua equipe de segurança uniformizada?

Quando abordamos este assunto com alguns gestores condominiais, alguns chegam a estranhar e se opõe das necessidades de uniformizar as suas equipes.

Não é raro chegar na portaria de um condomínio e encontrar um porteiro sem uniforme ou fazendo o uso de acordo com as suas vontades.

Quando se trata de portaria sob a responsabilidade de empresas terceirizadas, a falta de fiscalização dos gestores levam algumas empresas a deixarem esta parte a desejar e as promessas escritas na proposta no momento de fechamento de contrato ficam longe de serem cumpridas.

É comum ouvir de uma grande maioria que não domina o assunto Segurança, que este é um setor que só traz gastos e que não possui orçamento para investir na segurança. Com isso, o uniforme da equipe deixa de ser importante, desde que o colaborador esteja no seu local de trabalho. E quando se fala em empresas terceirizadas uma grande maioria pensa somente no lucro a se obter e investir no uniforme de seus colaboradores é o último tópico a ser abordado.

É preciso entender que os uniformes de segurança são fundamentais e, em diversos casos, obrigatório por lei. Por isso, mesmo que alguns colaboradores não gostem de vesti-los e alguns gestores não vêem a necessidade desse item, é importante reforçar a sua importância.

Os colaboradores devem conhecer a importância do uso do uniforme e se possível receberem orientações de como cuidar, de evitar o deslocamento uniformizado e seu uso corretamente no ambiente de trabalho.

O uso do uniforme íntegra o colaborador ao seu local de trabalho e aos colegas. Isso gera uma sensação de igualdade sendo muito benéfica para o ambiente corporativo.

A portaria é o local onde os visitantes e moradores fazem os primeiros contatos ao chegarem no condomínio e aquele jargão que diz ” a primeira impressão é a que fica” acaba sendo evidenciado pelo uso do uniforme. Uma boa aparência reflete como o colaborador é assistido, como uma aparência desleixada reflete a postura da gestão. O uniforme de seus colaboradores é o seu cartão de visitas.

Outros fatores que vemos na falta da padronização de vestimentas e que a falta da obrigatoriedade leva os colaboradores a usarem roupas inadequadas. O uso de roupas curtas ou informais não é indicado para quem trabalha na segurança.

Escolha um bom uniforme para seus colaboradores. Pense no conforto de cada um, veja se está de acordo com o trabalho a ser executado e caso seja de alguma função que exija obrigatoriedade por lei, lembre se de consultar as normas, portarias para que seu condomínio ou empresa esteja em conformidade, pois o não cumprimento pode lhe causar multas, além de colocar o colaborador em risco.

Caso possua dúvidas em relação ao uso de uniformes para atuação nos serviços de segurança entre em contato com a Guerra Consultoria e Assessoria que possuímos ferramentas para auxiliar você e seus colaboradores.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com