Qual a minha responsabilidade com a segurança do meu condomínio?

Uma grande parte das famílias ao planejarem ter sua casa própria decidem ir morar em condomínio, porque enxergam como grande diferencial a segurança condominial. Quando se muda para um condomínio por causa do fator segurança, em sua grande maioria não se veem como parte desse sistema e se apoiam apenas da estrutura física, equipamentos eletrônicos e porteiros.

O elo de ligação entre a segurança e moradores com certeza deve ser o síndico, porém cada condômino precisa ter consciência que ele é parte integrante do sistema e que a sua parcela de participação é igual as demais.

A segurança de um condomínio deve se basear em 3 pontos: mão de obra especializada e treinada, equipamentos modernos e eficientes e o próprio condômino. Esses três pilares precisam trabalhar em perfeita harmonia, e quando ocorre a falha em um desses, a segurança de todos fica vulnerável.

Seria ideal que todo condomínio formasse uma comissão de segurança entre moradores e corpo diretivo, e que a partir desta comissão, fossem feitas campanhas internas de educação e orientação aos demais moradores. Alertar constantemente os moradores sobre as consequências da negligência é de fundamental importância.

É necessário entender que a segurança do condomínio se inicia bem antes da portaria, e que conhecimentos sobre regras de segurança é obrigação de todos.

Para termos um local com a sensação de segurança em nível elevado e garantir que seja contínua é preciso fazer avaliações e conhecer todas as falhas e buscar maneiras de solucionar e apresentar resultados que minimizem os riscos. Para que um condomínio tenha seu sistema de segurança efetivo é necessário seguir os passos básicos que tem como principal elemento os moradores e funcionários.

É nos pequenos momentos que criminosos se aproveitam para invadir a sua propriedade. Nunca quebre um princípio de segurança, nem quando estiver com pressa. Não seja o culpado por colocar a sua vida e da de outros em risco.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com