Inicio Matérias Proteção perimetral para condomínios. Você conhece as regras?

Proteção perimetral para condomínios. Você conhece as regras?

As proteções perimetrais para serem instaladas em condomínios precisam ser aprovadas em assembleias e algumas delas devem atender as leis municipais ou estaduais.

Quando se falava em segurança há algum tempo atrás, alguns gestores condominiais já alegavam possuir a solução, indicando barreiras perimetrais e não se importavam muito com normas e regras, fazendo sem critérios ou parâmetros técnicos.

Atualmente os condôminos fazem bastante uso deste recursos, porém, os gestores muito mais preparados, tem buscado aplicar dentro das normas ABNT e legislação.

A proteção perimetral mais usada continua sendo a cerca elétrica. Ela instalada por uma empresa qualificada, garante mais segurança ao condomínio.

Para seu condomínio usufruir deste recurso, você precisa saber:

  • Este serviço só pode ser prestado por empresas ou profissionais autônomos que possuem registro no CREA e ter assinatura de um profissional especializado;
  • Seguir os procedimentos técnicos e de segurança regidos pelas normas ABNT NBR;
  • Somente instalar na parte superior de muros ou grades a uma altura superior vá 2,20 m do solo. (alguns locais com leis específica mencionam 2,50 m);
  • Colocar placas de advertência para sinalizar o perigo;
  • Não utilizar aparelhos energizadores fabricados a partir de bobinas automotivas. Aplicar somente central de choque eletrificador homologado pelo INMETRO;
  • Não efetuar ligação direta (sem central) a rede de energia elétrica da edificação;
  • Em zonas e muros compartilhados deve ter a permissão do vizinho e fazer inclinação de 45 graus.

É necessário informar que antes e depois da instalação o síndico deve se resguardar. Mesmo sendo aprovado em assembleia a responsabilidade fica sobre ele. É ele que responde em relação a responsabilidade civil do condomínio. Para evitar processos que causam gastos jurídicos ao condomínio, é importante que antes de instalar a cerca elétrica, um profissional qualificado faça um levantamento completo sobre a segurança patrimonial, verificar se a empresa que fará o serviço possui toda documentação necessária e se seus profissionais são qualificados. Fuja da tentação do barato.

Quando analisado por um profissional competente, ele pode sugerir outras proteções perimetrais que são eficientes e podem solucionar o problema da segurança, trazendo uma redução de custo. São elas:

Sensores de Barreira

São os chamados sensores de muros. Seu uso é abrangente e vai além da proteção de muros. Seu funcionamento se dá por feixes de infravermelho sincronizados.

Cerca de Concertina

Para está não há normas técnicas referente a instalação. É recomendado a sua colocação respeitando uma altura mínima de 2,0 m para evitar acidentes.

Pratique segurança, zele pela segurança do seu condomínio, mais sempre faça com responsabilidade. Busque ajuda de um profissional que irá te auxiliar qual é o melhor método e processo a ser adotado para o seu condomínio. Assim você terá uma sensação de Segurança elevada, aliada a uma eficiência com qualidade.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com

Sair da versão mobile