Principais motivos para falhas de segurança em seu condomínio

As falhas em segurança de condomínios ocorrem com mais frequência do que imaginamos. Devido a essas falhas é que constantemente temos notícias de assaltos a condomínios e a sensação de que morar em apartamento por ser um local mais seguro não é mais a mesma.

Nas assembleias de condomínio todo ano tem se o hábito de discutir o orçamento e a grande questão é o valor investido na segurança, que acaba sendo o mais elevado. Alguns gestores para não ouvir reclamações dos moradores espremem ao máximo os custos com a segurança.

Aí começam a ocorrer as falhas, pois quem mexe nesses investimentos não tem consciência do que está fazendo.

Já foi provado por estudos técnicos que as principais falhas ocorridas na segurança patrimonial se inicia por não investimento na segurança.

Quando abordo este assunto de investimento em segurança é importante frisar que é um conjunto que abrange a mão de obra, idoneidade da prestadora de serviços, qualidade dos equipamentos, treinamentos e conscientização de todos que utilizam o sistema.

É fundamental que o gestor do condomínio tenha atenção especial para a segurança, e quando não tiver domínio total do assunto contratar uma assessoria especializada para auxiliar. Neste caso será observado se as normas de segurança estão atualizadas, será analisado os entornos e os riscos da região e criado procedimentos de emergência para treinamento da equipe.

Vale lembrar que o baixo investimento em segurança leva os usuários a descumprirem as regras e os colaboradores da portaria a deixarem de seguir procedimentos básicos de segurança como: não identificar visitantes e prestadores de serviços, fazer uso de TV e aparelhos de comunicação em todo o período focando sua atenção neles, porteiro ficar fora da guarita e ficar conversando com moradores.

Outra cultura que é usada por síndicos e moradores é aquela que não precisa investir em segurança pois meu prédio nunca foi assaltado e não tem ninguém como alvo morando aqui. Precisamos estar atentos e saber que a prevenção evita a repressão ou fatores ainda mais desagradáveis.

O ideal é que todo gestor tenha para seu condomínio um plano de segurança patrimonial. Ele vai te orientar a agir para identificar riscos, vulnerabilidades e o investimento adequado em equipamentos, mão de obra qualificada e todas as medidas a serem adotadas.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com