Previsão Orçamentária: Planejamento é o que nos torna profissionais

Não sei você, mas eu viciei em… podcasts.

Filhos da pandemia, os podcasts invadiram o youtube, viraram febre entre muitos consumidores de conteúdo. Para quem mora sozinho então, se tornaram verdadeiros companheiros. Não são entrevistas, e reúnem 2 coisas que eu adoro fazer: conteúdo e jogar conversa fora.

Como Advogado preciso ser um bom ouvinte e histórias de vida me fascinam. E os podcasts dos mais variados gêneros invadiram a minha rotina. No carro, na cama, no sofá, trabalhando…

E num desses podcasts parei em um com o Caito Maia. Se você não sabe quem é, seu filho com certeza sabe: Caito é o criador da Chilli Beans, a maior produtora de óculos da América Latina e sua marca está a frente até mesmo da Ray Ban.

Entre uma prosa e outra Caito falou que já tem planejado até meados de 2023 90% de todos os lançamentos da marca.

Isso me fez perceber mais uma vez a importância de um bom planejamento para o sucesso permanente.

Confesso, esse por um bom tempo sempre foi meu calcanhar de aquiles. Claro que preparação é muito importante, mas um certo ar de improviso me deixa excitado, vivo, intenso.

Por esse mesmo motivo percebi o quanto precisava me cercar de pessoas que me complementavam e não fossem iguais a mim.

Como “em casa de ferreiro, o espeto é de pau” ganho a vida orientando síndicos, empresários, administradores e gestores condominiais sobre a importância de planejarmos nossos passos no âmbito profissional.

Só que ao contrário de empresas típicas, onde o bolso do empresário é quem sofre pela falta de planejamento, nos condomínios a previsão orçamentária é obrigatória e prevista em lei.

Também, convenhamos, síndicos nada mais são do que gestores de patrimônio alheio.

Tanto quanto os gestores dos meus fundos de investimento, o condômino aplica seu dinheiro imobilizado nas mãos do síndico para que faça toda a gestão.

Nesse compasso, cada ato precisa ser muito bem pensado, planejado e previsto.

“Imprevistos acontecem”: sim essa máxima é uma meia verdade, pois, uma vez que você já sabe que imprevistos acontecem, a previsão de um imprevisto já deve estar contabilizada no seu planejamento condominial.

Portanto, a primeira diferenciação que posso fazer entre amadores e profissionais nesse tema é a atenção, carinho e cuidado com o planejamento. Síndico bom toma conta do que lhe foi confiado. Gestor muitas vezes não é o que faz e sim o que tem todo o conhecimento dos atos ali praticados.

Tenho como rotina nas Assembleias em que o tema é proposto colocar todos os condôminos no mesmo pé de igualdade – aqui vai outra confissão: uma das frases mais procuradas no google para condomínios é “porque o condomínio é tão caro?”

Essa frase reflete o desconhecimento de boa parte da população do que de fato constitui a cota condominial. Condomínio não é um preço, um boleto, ou uma tarifa.

É rateio de despesas. Essa frase é obvia, mas acredite: o óbvio também precisa ser dito.

A maior parte dos conflitos humanos começa por falta de igualdade do ponto de partida. Estando cada qual com sua posição e ideal, o reajuste da cota condominial acaba sendo ponto pacífico.

Previsão Orçamentária (como quase todo assunto condominial) tem muito mais de psicologia do que de direito.

Uma apresentação didática, com gráficos, índices e principais temas identificados facilita bastante a compreensão dos condôminos.

Como “saco vazio não para em pé”, uma mesa bem composta com água, sucos, uns pãezinhos e se houver dinheiro, uma pizza facilita bastante a digestão das novas cotas condominiais.

O ser humano de barriga cheia tende a não ter disposição para os conflitos.

Trabalhando com vários perfis de gestores condominiais, me cabe identificar em que nível cada profissional está e orientar na melhor condução das assembleias.

Síndicos mais jovens no exercício do mandato tendem a temer o momento da Assembleia. Meu papel é fazê-lo perceber que ali é o SEU momento de brilhar.

Ser o condutor da nau o qual foi eleito e reconhecido requer preparação, didática, compreensão e disciplina.

E não me diga que não gosta de chamar a atenção, pois quem exerce posição de comando (como eu e você) precisam estar preparados para o momento de exposição.

Aqui na ZDL ADVOGADOS participamos de inúmeras Assembleias orientando Síndicos, Administradores e Gestores na melhor forma de fazer a previsão orçamentária e apresentá-la de maneira eficaz e correta.

Escrito por Clodoaldo Lima
Sócio na Zabalegui & De Lima Advogados
contato@zld.adv.br