Portaria Remota X Portaria Tradicional

Quase todos os síndicos já pensaram ou discutiram em reunião esse tema, principalmente quando há necessidade de reduzir despesas.  As vezes quem apresenta essa sugestão não possui o conhecimento necessário e não sabe informar quais os impactos positivos ou negativos desta mudança.

Ao abordar este tema é preciso saber que uma portaria remota vai exigir um esforço muito grande dos moradores e que algumas normas e procedimentos serão alteradas e vai haver impacto em toda rotina do condomínio. Alguns desafios precisam ser vencidos quando adotamos esse sistema.

O fator humano presente na portaria 24 horas recebendo encomendas, visitantes, abrindo manualmente o portão na falta de energia deixa de existir e há necessidade de uma adaptação geral que alguns moradores podem levar mais tempo a absorver.

Mesmo com o investimento alto em tecnologia para implantação desse sistema a redução apresentada gira em torno de 60% facilitando principalmente a vida financeira dos condomínios menores.

As duas formas de portaria apresentam suas vantagens e desvantagens que um condomínio deve estudar e efetuar um levantamento para identificar qual o sistema ideal para a localização, tamanho do condomínio e a viabilidade da instalação de estrutura para novas tecnologias.

Em um curto período vamos constatar que não será possível abrir mão de algumas tecnologias que avançam para suprir a deficiência da mão de obra no controle de acesso, porém, a portaria presencial nós dias atuais ainda permanece sendo a mais escolhida. Cabe ao sindico e o corpo gestor analisar o que é mais viável ao condomínio e a proteção do seu patrimônio.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com