Porque é necessário treinar o porteiro do seu condomínio?

Mesmo os condomínios se aliando a tecnologia, um porteiro treinado e capacitado para atender situações inesperadas ainda é a melhor forma de oferecer uma sensação de segurança para os condôminos.

E porque tudo isto? Em meio a um avanço gigante da tecnologia que já oferece meios de observar a segurança de um condomínio e interagir com os condôminos?

A resposta é óbvia: antigamente a segurança condominial não era vista como prioridade. Nos dias atuais a preocupação com a segurança está ocupando o primeiro lugar. As pessoas optam por sair de suas casas e irem morar num condomínio pelo fator segurança.

E quem está lá na linha de frente oferecendo segurança? Na maioria dos condomínios o porteiro. São raros os condomínios que utilizam vigilantes em suas portarias.

É através do porteiro que o primeiro contato ocorre com quem chega ao condomínio, sejam visitantes ou prestadores de serviços. É ele quem controla a entrada, saída e toda movimentação que acontece na portaria. É uma responsabilidade imensa.

Ao abrir e fechar os portões ele precisa estar atento para não cometer falhas e manter a segurança, garantindo que as pessoas que estão em seus lares continuem com tranquilidade.

Porém, para que isso ocorra é necessário que o trabalho desenvolvido seja realizado por profissionais capacitados e devidamente treinados.

É preciso incluir no dia dia de um segurança condominial soluções integradas, mais que se iniciem com a qualidade da mão de obra na portaria.

O porteiro precisa receber um treinamento adequado e personalizado ao seu local de trabalho, seja ele terceirizado ou orgânico. Quando se tem conhecimento do que se cuida, o compromisso é maior.

Um treinamento deve alinhar estratégias operacionais, mais também conscientizar os colaboradores sobre a importância de seu papel. A partir do momento que conhecemos um pouco do lugar em que trabalhamos e cuidamos, vemos a importância do nosso trabalho e o comprometimento é maior. É uma regra da vida: cuidamos melhor do que tem valor para nós.

Os síndicos e gestores devem observar que treinamento de uma equipe de segurança tem que ser vista como investimento e não como gastos em suas planilhas de despesas. É através de treinamentos que vamos investir na qualidade dos profissionais, delegando corretamente suas responsabilidades e atribuições. Obtenha auxílio de profissionais preparados e qualifique sua equipe, demonstrando aos condôminos a importância de cuidar da proteção de todos.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com