O porteiro é um profissional extremamente importante na vida de um condomínio. É ele quem recepciona moradores, prestadores de serviços e visitantes. Ele é o cartão de visitas do local, o primeiro a sofrer com resultados de falhas de segurança e a lidar com situações diversas.
O porteiro é essencial para um bom funcionamento de um condomínio, porém, é necessário que ele e os condôminos conheçam os limites de cada um e que o trabalho possa ser pautado por normas e procedimentos sem exceção as regras.
É muito importante que o síndico tenha um diálogo aberto e frequente com o porteiro, pois assim estará acompanhando o desenrolar dos trabalhos e garantindo que toda a população condominial está sendo bem atendida.
Quais são as atribuições deste cargo? O que é permitido ao porteiro e o que é aconselhável não se fazer?
O serviço do porteiro envolve um conjunto de atribuições cuidadosas. É preciso que o porteiro seja bem orientado para que não cometa erros ou falhas que venham a colocar o sistema de segurança em riscos.
O lugar do porteiro deve ser somente na portaria. Ele nunca deverá sair da guarita para prestar auxílio a moradores ou outros serviços.
Algumas atitudes devem ser observadas como:
- O recebimento de encomendas deve ser feitos através de um passa volume ou o entregador ficar restrito a clausura de pedestres.
- O síndico deve sempre lembrar ao porteiro que ele não é corretor de imóveis. Na busca por ganhar uma gratificação o porteiro acaba agindo fora das normas e procedimentos e acaba colocando em risco o condomínio de forma geral.
- O ideal é que o porteiro não tenha em seu poder na portaria chaves de automóveis, apartamentos, objetos pessoais de moradores e valores monetários.
- Orientar e treinar continuamente os porteiros para que não forneçam dados sobre a rotina particular dos moradores. O profissional de portaria por estar todos os dias no condomínio sabe da rotina de todos, por isso, a descrição e a ética são fundamentais e fazem toda diferença.
- Atualizar toda equipe de portaria sobre as formas de agir dos criminosos.
É muito importante que o porteiro seja um profissional exemplar. Esteja sempre no seu posto, uniformizado, atento a todas as situações do dia a dia, mantendo o essencial sem ultrapassar os limites das normas e procedimentos.
– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com