O que fazer se a Segurança falhar?

O sistema de segurança de um condomínio deve ser pensado para que todas ocorrências que ocasionam danos as pessoas ou patrimônio ficassem apenas nas previsões e nunca virassem estatísticas, porém, o que vemos é que essas falhas acontecem com tanta regularidade que alguns gestores em vez de revisar o processo e suprimi-las acabam administrando como problemas de rotina.

Cumprir regras de segurança do condomínio até parece uma tarefa simples, a primeira vista, entretanto na prática não é bem assim. Quando se coloca todas as regras nas normas e procedimentos e todo processo é passado em treinamento aos colaboradores e comunicado aos moradores imagina-se que é um sistema implementado que vai funcionar como está escrito, porém, basta passar algum tempo que a flexibilização toma conta, com as exceções virando regras.

Os cuidados básicos para uma segurança condominial não falhar precisam ser preservados e sempre revisados.

É muito importante ter o síndico ter como primeiro passo um planejamento de segurança, pois ele é que vai direcionar as ações a serem tomadas, mensurar os investimentos e aplicar o plano ideal.

Após esse planejamento existem mais pontos que devemos focar a atenção e o síndico com a ajuda de um profissional irá levantar todos.

Para se ter um condomínio seguro é preciso alinhar 4 componentes que precisam trabalhar sincronizados, sendo eles:

  • Segurança física;
  • Funcionários;
  • Moradores;
  • Treinamento;

Quando um desses itens entra em descompasso com os demais, teremos o registro de falhas em todo sistema de segurança.

Todo esse sistema comentado deve funcionar para prevenção diária, mais caso ele falhe de imediato deve se levantar as causas identificando e a partir deste ponto revisar todo processo atualizando as normas e procedimentos, aplicando treinamento a toda equipe de segurança e o síndico novamente tem um papel fundamental, pois ele é que vai proliferar a filosofia que morar em condomínio é viver em comunidade e que para a segurança do condomínio tenha eficácia todos devem ter a consciência que precisam fazer a sua parte.

Afinal, é somente desta forma que tiramos a segurança de um conceito e a levamos para um sentimento criado e compartilhado.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com