O Condômino pode acessar imagens de câmeras de segurança do condomínio?

Tenha o monitoramento como aliado da sua segurança, mais cuidado.

O sistema de CFTV é um dos sistemas mais utilizados nos condomínios e residenciais no Brasil e apresenta um excelente resultado, auxiliando até a segurança pública em alguns casos.

Com o aumento da violência principalmente em áreas urbanas o monitoramento por câmeras transmitindo imagens em tempo real aumentou exponencialmente dando origem a empresas especializadas neste setor.

Para se implantar um sistema de CFTV é necessária uma análise consistente com avaliação detalhada do local e suas vulnerabilidades. É através deste estudo que pode se determinar a quantidade de câmeras, o sistema a ser implantado e qual tecnologia será usada.

Deve se também estudar como essas imagens serão monitoradas.  Se haverá uma necessidade de contratar uma empresa para realizar o serviço externamente ou internamente ou até mesmo contratar uma equipe orgânica.

A grande preocupação de síndicos e gestores é com relação a quem pode acessar essas imagens.

Primeiro deve se preocupar em buscar um local extremamente restrito para efetuar o monitoramento e restringir o acesso a essa central para que se tenha um controle quanto ao armazenamento e acesso das gravações.

Cabe somente ao sindico ou gestor o controle sob o monitoramento através das câmeras, pois ele é o representante do condomínio, porém, é necessário muito cuidado para preservação aos direitos de imagem, intimidade e vida privada.

É muito importante que o síndico ou gestor procure se atualizar com a nova LGPD para não infringir as diretrizes e normas para que não sofra as sanções previstas na Lei.

Sendo assim, caso algum condômino tenha interesse em obter imagens deverá fazer formalmente a administração do condomínio, especificando o motivo. Deverá ser analisado pelo sindico e seu conselho e caso a finalidade não justifique a solicitação este pedido deverá ser negado.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com