É obrigação do síndico fazer a gestão dos funcionários terceirizados do condomínio?

Quando um condomínio decide por terceirizar a segurança, o síndico de imediato já cria uma expectativa que não terá mais problemas nesta área. Espera se que não será preciso acompanhar e ter controle de horário de saída e entrada, férias, faltas, atestados médicos, etc.

Porém, em uma grande parte dos condomínios, o síndico tem uma realidade muito diferente da expectativa criada. Por vários motivos, que vamos ver abaixo, o síndico terceirizou os serviços, mais continua sendo o gestor dos colaboradores, atuando mais que os responsáveis pela empresa prestadora.

É primordial quando se decide por terceirizar o serviço de segurança, saber qual a função em que o síndico e seu corpo gestor vai exercer e definir junto com a empresa terceirizada as responsabilidades.

Estabelecer metas também é muito importante. E não há problemas cobrar da empresa prestadora que cumpra as metas definidas no ato da assinatura do contrato e é dever do síndico acompanhar o desempenho para medir a qualidade da prestação dos serviços contratados. Isto é válido também para o cronograma de treinamento que deve ser apresentado pela contratada em modo semestral ou anual. É válido que casos específicos do condomínio em que, a empresa terceirizada não tenha conhecimento, ele faça um programa de inclusão e treinamento para melhorar o desempenho dos colaboradores do condomínio. Receber treinamento e capacitação é uma ótima maneira de motivar os colaboradores.

Outro fator muito importante e que deve ser analisado é verificar a qualidade do prestador de serviços. Converse com outros clientes desta empresa, verifique se ela cumpre todas as obrigações trabalhistas, se oferece mão de obra qualificada e observe bem a sua reputação no mercado.

Tome muito cuidado também com o fator chamado subordinação. O síndico deve sim, supervisionar, monitorar e apoiar os colaboradores da portaria. Porém, o seu vínculo no condomínio deve ser visto como uma parceria, e não como forma direta de subordinação.

Faça a gestão de sua equipe terceirizada desenvolvendo uma relação harmoniosa em que todos saem ganhando. Solicite o auxílio de um profissional com experiência em segurança condominial para criar normas e procedimentos e te oferecer uma base sólida na contratação destes serviços.

Escrito por Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com