Deve se ter controle de acesso no portão de veículos?

O controle de acesso veicular é uma das principais preocupações dos condomínios atualmente. É por ali que pessoas mal intencionadas, observam para encontrar um meio de realizar invasões. Os criminosos veem em uma garagem desprotegida uma excelente oportunidade de entrar e praticar delitos.

Essa preocupação tem ultrapassado síndicos e corpos gestores e chegado até os moradores. Além das falhas técnicas e deficiências dos condomínios, tem se observado falhas humanas do controlador de acesso.

Alguns moradores tem observado que os porteiros para se poupar de ter o trabalho de controlar o acesso deixam o portão aberto por longos períodos ou quando ocorre alguma falha mecânica se encontram desmotivados para operar no manual ou simplesmente por displicência se recusam a ficar saindo da portaria por diversas vezes para abrir e fechar o portão.

O fato é: não se pode descuidar da proteção do patrimônio e dos residentes. O zelo pela segurança é essencial na entrada de veículos como na entrada de pedestres.

Síndicos e gestores que prezam pela segurança investem em duas fontes para não enfrentar este tipo de problema.

1 – Valorização e treinamento do porteiro

O porteiro dos dias atuais, deixou de ser aquele homem que ficava dentro de uma guarita abrindo e fechando portão e passou a ser um profissional mais qualificado e completo apto para atuar com visão de segurança, com atendimento ao público em geral e preparado para enfrentar diversas situações em sua rotina de trabalho sem causar impacto na operação.

Este profissional precisa estar constantemente motivado e treinado para executar suas funções e atender com excelência.

O síndico precisa criar mecanismos que o aproximem da equipe de segurança, pois isso o levará a identificar de forma precoce problemas de ordem pessoal ou profissional com seus colaboradores.

Condomínios que não adotam estas práticas, acabam perdendo qualidade no controle de acesso, deixando vulnerável seu sistema de segurança e não utilizando corretamente a estrutura disponível.

2 – Implantação de tecnologias

A aplicação de sistemas e softwares para auxiliar no controle de acesso assegura qualidade e incremento nos níveis de proteção de um condomínio. A automatização colabora com o profissional da portaria, diminuindo as chances de erro.

Existem algumas metodologias que auxiliam neste setor para o controle de acesso de veículos.
. TAG
. CARTÃO
. RECONHECIMENTO FACIAL
. CONTROLE

Esses são alguns métodos dentre outros que um condomínio pode fazer uso para aumentar o nível de segurança. O investimento na segurança deve estar sempre em evidência. Profissionais treinados com um sistema moderno e eficiente gera prevenção evitando intervenção, porém, deve se observar que os condôminos também façam a sua parte.

– Escrito por Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com