Cuide da sua equipe de segurança corretamente

Os recursos humanos são as principais peças de um sistema de segurança de um condomínio. O que se espera dessa equipe de segurança é que ela esteja sempre atenta e pronta para reagir em caso de necessidades, porém, isso nem sempre acontece. Os colaboradores são seres humanos, inseridos num sistema, e que devido a vários fatores, apresentam limitações causadas por fadigas que resultam num risco iminente para a população condominial.

Para que tenhamos uma equipe pronta para o atendimento vamos abordar alguns assuntos:

  • Escalas de serviços:

Geralmente as escalas são constituídas de doze horas consecutivas, onde se exige atenção e postura continuamente. Algumas empresas e condomínios para economizar não elaboram uma escala de folga para seus colaboradores e forçam eles trabalharem direto. Outros colaboradores para aumentarem sua renda aproveitam a escala 12X36 e acabam trabalhando em duas empresas.

Isso acarreta cansado, falta de atenção e pode trazer riscos ao profissional e ao local que ele está protegendo.

O ideal é que ele trabalhe somente em um local e goze do seu descanso corretamente.

Caso seja trabalho noturno deve se cuidar ainda mais deste profissional para que ele esteja sempre apto as suas funções.

  • Estrutura do local de trabalho:

Os profissionais de segurança em sua maioria, não recebem um local adequado para exercer suas funções e acabam ficando expostos a riscos inerentes as particularidades da função. Isso leva a altos índices de estresse e fadiga.

Esse fator é tão comum, que as estatísticas demonstram que profissionais de segurança dormem em horário de trabalho por questões relacionadas ao assunto abordado.

Para que seus colaboradores possam estar sempre preparados é necessário:

a) converse individualmente com eles
Procure ouvir e entender as necessidades de cada profissional. Identifique se ele possui dois empregos, seus hábitos e suas necessidades.

Caso seja possível ajude o a corrigir suas deficiências.

b) ofereça uma melhor condição de trabalho
Analise a estrutura do local de trabalho e adeque para fornecer o necessário para o trabalhador desenvolver seu trabalho.

c) faça um plano de ação
Caso seja possível melhore a remuneração da sua equipe para que os colaboradores exerçam seu trabalho somente a um empregador.

Se existir mais que um posto de trabalho no local, promova um rodízio entre os colaboradores.

Proporcione que os colaboradores façam seu intervalo de refeição, sem a necessidade de se alimentar dentro da guarita.

Proporcione férias em descanso.

Evite a fadigada sua equipe. A segurança é algo muito sério e um gestor precisa estar preparado para lidar com sua equipe. Tenha sempre sua equipe motivada e preparada para agir e lhe oferecer o que é esperado.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com