Cuidados ao contratar um seguro para o seu condomínio

O Seguro condominial ainda é algo muito pouco ensinado e as pessoas não dão a atenção devida, e qual é a razão? Simples assim costume de fazer como sempre foi feito sem observar os detalhes e entender quais os riscos que um condomínio pode ocasionar a outrem (terceiros, inserindo nestes os condôminos).

Existência de portões automáticos para entrada e saída de veículos, muitos condomínios manifestam que não necessita ter a cobertura por que o controle de abertura e fechamento é exclusivo por acionamento do condômino, a pergunta é o sistema pode falhar? O portão pode fechar automaticamente após um tempo de abertura? O sensor de presença pode apresentar defeito? O motor do portão pode parar de funcionar por quebra ou curto enquanto o veículo estiver passando? Precisamos responder se o condomínio tem “culpa” pelo ocorrido, se sim é importante ter essa cobertura na apólice ao contrário mais um rateio extraordinário.

Outro ponto importante é quando na convenção fica especificado que não há responsabilidade do condomínio por incêndio, roubo e danos aos veículos, dai o correto é não gastar dinheiro contemplando esta cobertura porque irá gerar precedente para o síndico ser questionado e gastar errado o dinheiro do condomínio.

E quando existe a especificidade de não haver responsabilidade mas o condomínio possui um vigilante na garagem, minha sugestão é faça a contratação da cobertura porque o condomínio paga um valor para o condomínio tomar conta de seu veículo, ou quando existem câmeras de segurança direcionada para observar os veículos na garagem, também vai haver a responsabilidade do Condomínio a respeito deste veículo.

A ultima dica Motocicletas e Bicicletas em todas as seguradoras para que exista cobertura é necessário estar em local destinado a guarda destes e presos por corrente e ou cadeado ao piso ou parede.

Viu só como não é simples assim definir uma contratação de seguro, você precisa mergulhar na realidade do Condomínio para entender as possíveis exposições que o condomínio está correndo de riscos.

Pense nisso e venha conversar com o Ruy do sindico Seguro Sabe Tudo,  professor em curso de síndicos e corretor especialista em condomínios.

Escrito por Rodrigo Ruy
Corretor Expert & Professor em Curso para Síndicos
Instagram: @ruy_sindicosegurosabetudo