Como tornar o seu condomínio mais seguro?

A preocupação com a segurança condominial tem aumentando devido os elevados índices de violência. As estatísticas sobre roubos e assaltos, passaram a incluir os moradores de condomínios com altos índices.

Elas apontam que as portarias e garagens são os locais mais vulneráveis para o registro de ações criminosas. É pela portaria de pedestres que ocorre a entrada de pessoas não autorizadas em sua maioria.

Com esse fator apontado nas estatísticas, o nível de segurança em condomínios passou a ser o tema mais questionados pelos administradores. E isso é muito relevante, visto que a segurança é um dos principais motivos que levam as pessoas a escolherem morar em um local como este.

Com o crescimento do crime é primordial buscar estratégias para manter a confiança no conjunto residencial. Os riscos nos dias de hoje demandam cuidados redobrados para evitar importunos. O exemplo mais visível é o de assaltantes se passarem por motoristas de aplicativo, que está sendo uma prática crescente entre os registros de crime.

Para evitar colocar seu condomínio em risco, existem diferentes práticas que podem ser adotadas. O princípio para este processo é a conscientização de todos os moradores e da equipe de segurança. O comportamento preventivo de moradores, porteiros e demais colaboradores do condomínio se torna fundamental para a implementação do sistema de segurança.
As regras de segurança condominial precisam ser claras para que seja respeitada por todos em tempo integral.

O síndico é o responsável por tomar algumas atitudes que garantirão a proteção patrimonial e das vidas inclusas em sua responsabilidade.

O treinamento eficaz e assertivo dos colaboradores é o ponto de partida para evitarmos quebra de procedimentos.
Ao efetuarmos os treinamentos é fundamental explanar todo manual de normas e procedimentos. Ele deve estar na portaria disponível para consulta sempre que necessário.

É importante também o investimento na segurança por um todo. Equipamentos de segurança são primordiais, mais precisa estar de acordo com a estrutura física.

Condomínios de porte maior devem investir em central de monitoramento, pois assim garantem o acompanhamento das ações internas e externa por 24 horas.

E para garantir eficiência nas ações, as avaliações precisam ser periódicas. Isso nos permite conhecer as falhas e corrigi-las em tempo oportuno.

Hoje temos profissionais especialistas no assunto que podem oferecer a maior parte dos procedimentos. Estes profissionais possuem conhecimento de soluções especializadas no controle de acesso e portaria que poderão garantir segurança e privacidade aos condôminos.

Escrito por Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com