Como melhorar a comunicação no seu condomínio

Quando se fala: “vou morar em um condomínio”, logo imagina-se os inúmeros benefícios, como segurança, área de lazer e praticidade. Esquecemos que teremos que saber administrar diferenças e fazer uso da harmonia para uma boa convivência.

Porém, existe algo fundamental que é necessário para garantir a sua paz e a de todos os moradores.

O princípio da convivência harmoniosa tem se com a organização da comunicação condominial. É com processos claros de comunicação que o síndico estará otimizando seu tempo, reduzindo o número de atendimentos para esclarecer dúvidas, solicitar informações de ocorrências ou relatar algo.

A comunicação condominial deve ser levada a sério, pois por ela conseguimos definir os canais que serão utilizados e seus conteúdos.

Todos os setores se beneficiam com a implantação de uma comunicação eficiente, porém, a área de segurança patrimonial ganha um diferencial quando aplicamos a comunicação corretamente. Com isso, evitamos os chamados ruídos de comunicação, ou seja, as informações serão passadas de forma clara e objetiva. Isso possibilita ao condomínio trabalhar com as regras de segurança de maneira assertiva, colaborando com a proteção do patrimônio e moradores e com o desenvolvimento das atividades por parte da segurança. Quando ocorre falhas ou retardos na comunicação o sistema de segurança fica totalmente vulnerável. Por isso, é importante que o síndico tenha em seu plano de administração medidas que atuarão para que ocorra a integração entre todos os setores do condomínio. Uma comunicação inadequada ou falha expõe todo o condomínio em risco.

É necessário investir em boas práticas para melhorar a comunicação, pois além de fazer toda a diferença é a saída para várias crises. Para que esse objetivo seja atingido pode se adotar algumas atitudes como:

Cronograma de assembleias e reuniões de comissões

Como todos nós possuímos uma agenda cheia e compromissos constantes, a ideia de assembleias e reuniões frequentes pode não soar tão bem, mas é nos encontros presenciais que conseguimos expor nossas ideias, ouvir sugestões e estabelecer relacionamentos. É nesses momentos que todas as decisões podem ser tomadas envolvendo os assuntos coletivos, não deixando questionamentos nas conversas paralelas.

Comunicação Visual

Todo síndico ou gestor precisa ter a comunicação visual como aliada de sua gestão. É por meio de placas de sinalização, avisos destacados, painéis de comunicação digital, boletins semanais e outros elementos, é possível manter o condomínio organizado, fazer campanhas de prevenção e conscientização sobre a segurança, entre outros assuntos.

Livro de ocorrências

O “famoso” livro de ocorrências nunca sai de moda. Ainda tem muita importância na comunicação do condomínio, já que registra todos os fatos que acontecem no condomínio e os condôminos também podem se comunicar com o síndico e administração.

Tecnologia

A tecnologia é uma das ferramentas principais na comunicação condominial. Ela já está inserida no dia a dia das pessoas e isso facilita o seu uso em comunidade.

Pode se fazer uso de aplicativos para comunicar com todos os moradores, enviar avisos de chegada de correspondências, informar sobre ocorrências em tempo real que estejam acontecendo nas imediações do condomínio e também auxiliar os moradores a se comunicarem com a portaria.

A comunicação em um condomínio é muito importante para que o síndico exerça suas funções com tranquilidade e promova uma gestão transparente, proporcionando um convívio agradável a todos.

Escrito por Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com