Atendimento de ocorrências: Como preparar sua equipe

As situações imprevistas estão presentes no nosso dia a dia, inclusive no ambiente profissional. O problema é que quando surgem essas situações não estamos preparados para soluciona-las, correndo o risco de instaurar uma crise com danos irreparáveis.

Na segurança patrimonial temos o auxílio de diversos protocolos a serem seguidos, porém o profissional incluído neste processo precisa estar preparado para lidar com imprevisibilidades para que consiga solucionar os problemas ou minimizar ao máximo evitando ações inesperadas.

Como o porteiro é o profissional que está na linha de frente de um condomínio, ele deve ser capacitado para perceber sinais de riscos e de tomar as iniciativas que irão garantir a defesa do patrimônio e de seus moradores.

Para se lidar com incidentes da melhor forma possível, é necessário que se faça uma análise, levando em conta a cultura condominial, definir os responsáveis por cada tópico apresentado nesta análise e caso aconteça quais as medidas a serem tomadas na sequência. Caso isso não seja feito, é possível que o porteiro haja de maneira errada, o que pode acarretar uma série de resultados desastrosos.

Este plano de ações, ou seja, um manual de normas e procedimentos, deve ser elaborado de acordo com a realidade do condomínio, portanto, não existe modelo a ser seguido.

Este plano deve estar claro para os colaboradores, para que saibam como agir em cada situação apresentada. Deve estar em local visível e seus usuários receberem treinamento periódico para que suas ações sejam ágeis e não deixem espaços para dúvidas. Ao receber o treinamento o colaborador precisa tomar ciência com clareza das suas responsabilidades, ser instruído sobre relacionamentos com moradores e demais pessoas e possuir conhecimento pleno do plano de ações.

Por último, não esqueça de monitorar a aplicação do plano elaborado e periodicamente otimiza-lo, de acordo com as necessidades, erros e acertos quando ele for posto em prática.

Escrito por Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com