A Importância do Controle de Acesso Para Seu Condomínio

O tema Segurança é sem dúvida nos dias atuais o mais discutido nas assembleias ou em grupos de moradores. Questionam a falta de um controle mais rígido ou questionam quando esse controle acaba tirando a comodidade de alguém.

Feliz é o condômino que tem em seu condomínio um sistema rígido de segurança, pois estamos falando da proteção de um número elevado de vidas que se houver um pequeno descuido sofrerá alguma penalidade.

A presença de um profissional capacitado na portaria para controlar o acesso de pessoas é fundamental para garantir o bom funcionamento do sistema, porém, existem casos que por uma displicência do profissional as normas estabelecidas são quebradas colocando todos em risco.

Os criminosos já perceberam estas deficiências e por isso que vem ocorrendo invasões e ataques a condomínios em diversas formas. É comum encontrarmos casos de invasões aos condomínios em que os criminosos passam por prestadores, entregadores ou até mesmo familiares de moradores.

Para evitar essa dor de cabeça é muito importante ter um protocolo eficiente para que somente pessoas autorizadas tenham acesso ao condomínio.

Para garantir esse processo, além do profissional treinado é necessário seguir algumas normas que darão o suporte as diretrizes estabelecidas:

  • Identificar sempre o visitante pelo interfone antes de permitir a entrada;
  • No caso de veículos solicitar que o motorista abra o vidro para identificar os ocupantes;
  • Caso o condomínio possua clausura, deve se respeitar o sistema de só abrir um portão após fechamento do outro;
  • Conscientizar o porteiro que ele não deve se distrair com aparelhos de comunicação, jornais ou ficar conversando com moradores;
  • Não desviar o porteiro das suas funções para fazer favores aos moradores ou serviços para o condomínio.

Existem diversos meios para um controle de acesso. Seja ele através de aplicativos, equipamentos de segurança ou até mesmo manual na velha e conhecida planilha, o que precisa ser lembrado é que o controle de acesso deve ser respeitado por todos. O síndico é o responsável por multiplicar essas informações e deixar visível para todos.

Nunca espere a hora certa pra investir na segurança. Tenha a segurança como prevenção e nunca como repressão.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com