A importância da clausura de veículos para a segurança condominial

Quando falamos em segurança condominial logo pensamos numa portaria totalmente fechada, com um bom sistema de segurança e um controle eficiente de moradores, visitantes e prestadores. Porém há um outro ponto que vem ganhando a preocupação de síndicos e moradores: a entrada e saída de veículos. Como o controle passou ser mais rígido pela portaria de pedestres, este ponto passou a ser um local vulnerável, por ser uma estrutura com altas possibilidades de invasões e ações criminosas.

Para um controle mais eficiente recomendamos a instalação de clausuras, que terá como principal objetivo a individualização de entradas e saídas dos veículos.

Existem diversos sistemas que podem controlar este processo. Pode se aplicar a abertura do primeiro portão por leitura de TAG, LPR ou RECONHECIMENTO FACIAL e o segundo portão ser aberto pelo porteiro. Pode se aplicar esta dinâmica também para as saídas do condomínio, porém, neste caso não há necessidade de identificar quem está saindo.

Para o funcionamento ideal e correto da clausura deve se aplicar o sistema de intertravamento e contingência de abertura manual.

Todo esse sistema de segurança deve ser pensado e instalado para diminuir riscos de roubos ou furtos. Visitantes devem ser identificados e cadastrados conforme o regulamento do condomínio.

É importante frisar que a clausura deve ser projetada no início da construção do condomínio. Caso deseje fazer após a construção consulte especialistas e faça um projeto eficiente e seguro.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com