Use a tecnologia para aumentar a sensação de segurança do seu condomínio

Buscando preservar a integridade física os moradores de condomínios passaram a se preocupar com o sistema de segurança condominial e exigem dos gestores e síndicos, uma maior efetividade no assunto.

A segurança em um condomínio tem como objetivo principal prevenir qualquer tipo de delito, roubos ou furtos, garantindo o bem estar de todos.

É através da segurança patrimonial que definimos as mais eficazes práticas que irão garantir a proteção, dando garantia ao condomínio que os riscos serão minimizados caso venham a acontecer.

A segurança patrimonial em um condomínio vem se modernizando, e com o uso da tecnologia no controle de acesso, novas soluções são apresentadas complementando o trabalho humano.

Vamos abordar as soluções tecnológicas mais usadas e que são muito úteis aos moradores de condomínios.

Fechaduras Digitais

Se você busca ter mais segurança é necessário substituir as antigas fechaduras convencionais pelas digitais e passar a usar senhas, biometria ou cartões de acesso.

As fechaduras digitais também auxiliam em caso de descuido para que o local não fique aberto, pois contam com fechamento automático.

Leitores de Biometria

Embora já existem outras soluções mais avançadas, o controle de acesso por biometria pode ser visto como uma solução para uma grande parte de condomínios.

Muitos condomínios por não possuírem caixa suficiente para modernizar o controle de acesso, dependem exclusivamente da figura do porteiro para tomar a decisão de liberar ou não o acesso. Nesses casos contar com a biometria é um avanço fundamental.

Sistemas de Reconhecimento Facial

Esse sistema tem ganhado espaço dentro do controle de acesso condominial. Está presente na liberação de acesso de condôminos e até para liberação de áreas internas.

Existem possibilidades de incluir neste sistema de reconhecimento facial, meios de impedir o acesso de pessoas que pegam carona na abertura de portas de eclusa.

Para que a segurança de um condomínio funcione é preciso esforço de todos e a colaboração de condôminos, colaboradores e até visitantes. Pequenas ações como estas, são capazes de potencializar a sensação de segurança e contribuem com a minimização dos riscos.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com