8 Passos Importantes Para Uma Gestão Condominial Eficiente – Parte 2

Dando continuidade ao nosso tema: 8 passos importantes para uma gestão condominial eficiente – Parte 2

  • Antes de continuar lendo esta matéria, confira a Parte 1 clicando AQUI

Como dize anteriormente na primeira parte desse artigo, “não é uma tarefa fácil ser um gestor de condomínio viu”.

Por isso, a ideia de um síndico solitário e totalmente independente deixou de ser realidade há tempos por diversos fatores.

Dando continuidade ao tema “8 passos importantes para uma gestão condominial eficiente” o nosso 2º artigo  de hoje foi preparado com mais 4 ideias plausíveis que irão contribuir ainda mais e tornar a gestão condominial ainda mais eficiente.

Então, vamos lá:

5. Crie meios de comunicação com os moradores

Como em qualquer empresa, ter uma boa comunicação interna é um passo muito importante para uma boa gestão. Por isso, invista em meios de se comunicar de forma assertiva com os condôminos, moradores, os colaboradores e até mesmo com os prestadores de serviço. Em relação aos condôminos, faça um bom uso de circulares, o incentivando à participação em assembleias e um canal direto com o síndico (em caso de emergências), como um número de WhatsApp exclusivo para isso.

Uma nova tendência está surgindo para quem mora em condomínios é a instalação de painel de LED dentro dos elevadores. Além das noticias diárias do seu condomínio, você também receberá um noticiário completo de assuntos gerais.

Seja qual for o meio, ter uma comunicação clara, cordial e amigável é muito importante para a boa convivência de todos e para as eventuais soluções de conflito. Dessa forma, o síndico passa confiança e transparência aos condôminos e moradores. Agora, uma dica importante é… leve o assunto para a Assembleia antes de implantar.

6. Conte com uma administração condominial

Administrar um condomínio exige muita dedicação, pois são muitas funções e responsabilidades, gerando muitas vezes ao síndico dificuldades para manter uma boa gestão dentro do seu condomínio.

Ao contratar uma empresa especializada que atenda a todas as necessidades do condomínio e entenda tudo de administração, o síndico poderá contar com um grande auxílio para melhorar a qualidade de sua gestão e dessa maneira, tornar muito mais fácil e menos cansativo o trabalho do síndico. E para fortalecer essa sugestão, selecionei 4 motivos para contar com uma administradora condominial.

Organização de Documentos

A organização de documentos, pagamento de contas, conferência de faturas, atendimento de fornecedores e outras atividades podem ficar por conta da administradora de condomínios, garantindo mais eficiência para todas as necessidades.

Gerenciamento de problemas administrativos

Uma administradora de condomínios oferece serviços de organização e gerenciamento de todos os problemas administrativos, eliminando a necessidade de uso do tempo do síndico na maioria dos casos

Assessoria para contratação de serviços

Como se trata de uma empresa já com conhecimento no mercado, a administradora de condomínios tem muito mais facilidade de contratar profissionais qualificados e de confiança para os serviços necessários dentro do condomínio. A administradora economiza tempo do síndico na análise de orçamentos e de informações necessárias para a contratação de serviços externos.

Administração de pessoal

Entre as grandes vantagens na contratação de uma administradora de condomínios está a administração de pessoal. A confecção de folha de pagamento, o recolhimento de FGTS e INSS e outras obrigações relacionadas ao pessoal contratado torna-se obrigação da administradora, evitando perda de prazo e mantendo o correto andamento legal dos funcionários.

7. A importância do software na gestão condominial

Utilizar um sistema de gestão para condomínios é fundamental para a sua administração. Não adianta, o trabalho de um síndico seja ele morador ou profissional  é muito puxado tendo que lidar com prestação de contas, folha de pagamento, calendário de manutenção, inadimplência, entre outros serviços.

Então, para realizar o serviço com qualidade e agradar a todo mundo na medida do pissivél é preciso de uma mãozinha. E é para isso que serve um sistema de gestão para condomínios. Ele irá ajudar o administrador ou o síndico a organizar todas as tarefas e documentá-las. Ele irá melhorar o desempenho do gestor e otimizará o seu trabalho e ainda poderá fornecer qualquer informação sobre qualquer morador. Ele consegue otimizar todas as tarefas e você poderá dispensar ferramentas ultrapassadas como livros e planilhas.

Com a ferramenta, é possível ter uma noção geral de tudo o que acontece dentro do condomínio com relação a funcionários, prestadoras de serviços, moradores, instalações e equipamentos.

Vai por mim, ele vai te ajudar demais!

8. Esteja sempre presente

Mesmo que você tenha algum aplicativo para lhe auxiliar na gestão da sua rotina operacional e administrativa, é muito importante se manter próximo dos condôminos, até para criar uma relação de confiança com eles.

Sempre que puder, atenda ao telefone, separe algumas horas na semana para estar disponível caso algum condômino precise falar com você pessoalmente e esteja atento aos seus e-mails, pois muitos fornecedores e colaboradores podem entrar em contato com você por lá. Além disso, o mais importante: esteja sempre disposto a solucionar problemas e ter uma resposta que passe confiança.

Por fim, lembre-se de que ser Síndico Profissional se iguala a ser um administrador de empresas, e estar à frente de uma delas é saber liderar muito bem. Por isso, não dispense o auxílio de pessoas qualificadas em administração de condomínios, para nutrir um bom relacionamento com os colaboradores e moradores e manter tudo em dia na sua gestão!

Gostou das nossas dicas?

Escrito por Luis Alexandre
Síndico Profissional
contato@sindicoluisalexandre.com.br