6 Medidas de segurança para o seu condomínio

A maioria dos roubos e invasões a condomínios acontecem pela porta da frente, ou seja, pelo acesso de pedestres e veículos.

Existem alguns procedimentos mínimos de segurança, como controlar através de um cadastro moradores, prestadores de serviços e colaboradores.

A falta de normas e procedimentos para uma equipe de controle de acesso, também apresenta um número significativo nessa estatística.

Alguns síndicos para apresentar uma tabela de redução de custos contratam empresas com valores abaixo do praticado no mercado que não investem na sua mão de obra e que acabam por causar as falhas no sistema de segurança. Outros contratam seus colaboradores diretamente mais não oferecem treinamento e reciclagem para equipe, ocasionando as mesmas falhas.

Quando se fala em segurança de condomínio, e como identificar as falhas, podemos dizer que tudo se inicia com a mudança de hábitos de síndicos, corpo gestor, moradores, frequentadores e colaboradores.

Para termos um local mais seguro e apresentar uma sensação maior de segurança, podemos:

  • Respeitar todas as normas e procedimentos;
  • Orientar ao porteiro para abrir o portão somente quando o morador abaixar o vidro do veículo, permitindo a sua identificação;
  • Orientar aos moradores para nunca permitirem que visitantes de outras unidades acesse o portão juntamente sem se identificar ao porteiro;
  • Estabelecer que o colaborador da portaria não faça uso de rádio, tv ou aparelho de comunicação durante o turno de serviço;
  • Nunca repreender o porteiro por estar cumprindo as normas e procedimentos. Lembrando que conforto e segurança não combinam;
  • Manter os portões sempre trancados, e conscientizar a equipe da limpeza sobre a importância deste procedimento.

Se para cada circunstância desta tivermos um procedimento e ele for fielmente cumprido, as chances de tornar o espaço vulnerável a entrada ou invasão de criminosos se torna muito menor.

Para completar o síndico deve mapear todo o perímetro analisando os riscos e verificando se os procedimentos existentes estão de acordo e caso necessário adequar e treinar constantemente toda equipe de segurança. Pode – se ainda complementar esse sistema com tecnologia de ponta fazendo uso de dispositivos de segurança que protegem os moradores e também o porteiro.

Viver em lugar mais seguro nos dias atuais compreende que todos devem cumprir as normas e regulamentos. Caso você ainda não possui em seu condomínio adote imediatamente.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com