2 Formas de proteger seus dados após compras online

Detalhes que fazem a diferença em nossa segurança.

Com a pandemia presente em nossas vidas, os hábitos da maioria da população foram alterados. Entre eles podemos citar as compras que deixaram de serem feitas por meios físicos e passaram na sua maioria a serem feitas online nos mais variados sites disponíveis na internet.

Ao fazer essas compras ficamos sempre atentos em proteger nossos dados para evitar roubos, fraudes e invasões da nossa privacidade. Mais será que não estamos nos esquecendo da segurança no mundo físico?

Após as compras chegarem em nosso domicílio retiramos a encomenda e passamos a transformar o saco de lixo como o maior banco de dados, com nomes, endereços completos e preferência de consumo. Basta alguém vasculhar o nosso lixo que sai de posse de uma série de informações a nosso respeito. Isso tem dado munição ao crime para executar suas tarefas.

Por uma etiqueta colada em uma embalagem dá para se ter a informação do objeto adquirido, dos dados completos do comprador e algumas etiquetas trazem marcados até o número do telefone.

Antes de descartar as embalagens devemos tomar como medida de Segurança a destruição de todas as informações contidas nas etiquetas e observar se aquele documento do transporte que na maioria dos casos está anexado na caixa e destruí-lo também.

Com essa atitude evitamos fornecer nossos dados, costumes e preferências aos criminosos e evitar sequestros relâmpagos e demais ações do crime.

– Texto de Emerson Guerra
Consultor na Guerra Consultoria em Segurança
guerraconsultoriadeseguranca@gmail.com